Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
No segundo dia da demolição das ruínas, parede que fica do lado da Rua Dr. Turi está sendo colocada abaixo
Em 16 de maio de 2007, um incêndio queimou o prédio antigo do Colégio Centenário, localizado na esquina das ruas Dr. Turi com a Acampamento, no Centro de Santa Maria. Hoje, 11 anos depois, a demolição das ruínas da escola chegam ao segundo dia, com a derrubada da parede que fica do lado da Rua Dr. Turi.
:: VÍDEO: começa a demolição das ruínas do Centenário
Pela importância histórica do prédio, tombado como patrimônio municipal, o Diário acompanha a mudança de cenário em uma das esquinas mais valorizadas de Santa Maria. Na galeria de fotos do final desta matéria, o leitor acompanha o dia a dia da retirada das ruínas.
A NOVELA DA DEMOLIÇÃO
A novela judicial que culminou com a demolição se arrasta desde 2017, envolve a instituição escolar, a prefeitura, o Ministério Público (MP) e o Conselho Municipal de Patrimônio Histórico Cultural (Comphic ). Confira nesta reportagem o vaivém de decisões judiciais. Abaixo, arraste o cursor para os lados e veja como o incêndio deixou o prédio, em 16 de maio de 2007 e como estava na terça, quando a demolição começou.
TRÂNSITO INTERROMPIDO
A prefeitura bloqueou o trânsito da Rua Dr. Turi e uma pista da Rua do Acampamento em 13 de maio para evitar acidentes. No fim da tarde desta terça-feira, depois de saber do começo da demolição das ruínas, a prefeitura informou que aguardava demolição total da área para somente depois liberar as vias.